Sobre

Introdução

Em 1934 o economista austríaco Joseph Schumpeter chamou o empreendedor de “a mola fundamental do desenvolvimento econômico” e o apresentou como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.

A aceleração das mudanças tecnológicas, sociais e produtivas nas últimas décadas, acompanhada das demandas e pressões por mudanças nos papéis das instituições impulsionaram um conjunto de movimentos pela flexibilização das relações universidade-empresa, sendo que a universidade passa a ser crescentemente procurada por empresários para a proposição de soluções a problemas tecnológicos.

Unindo estas duas premissas, a Agência Unesp de Inovação promove a primeira competição de inovação tecnológica Unesp Inovação 2014, que tem como objetivos aprofundar o debate sobre inovação e comercialização de tecnologia e promover o espírito empreendedor entre os estudantes da Unesp, com base no fomento da formação de times que irão apresentar produtos e serviços inovadores (baseados em pesquisas acadêmicas) ao mercado, receber feedback de jurados e melhorar conceitos relacionados a propriedade intelectual, marketing, distribuição, etc.

Diferentemente das tradicionais competições de planos de negócios, nesta competição as equipes são responsáveis por apresentar um produto ou uma tecnologia inovadora e única, de modo a atingir as necessidades de um público-alvo específico definido pela própria equipe. Este novo conceito busca ocupar o espaço entre a invenção que surge no meio acadêmico e a criação de novos negócios. Os estudantes devem elaborar o conceito do seu produto, explicar o motivo pelo qual o produto é inovador e definir e descrever o seu público-alvo, provando sua aplicabilidade prática.

Resultados Esperados

  • Fomento à criação de novas idéias e a multidisciplinaridade;
  • Contribuição para a melhoria do processo educacional, com conseqüente qualificação de pessoas;
  • Estimulação à produção da pesquisa científica, de caráter inovador, da comunidade acadêmica e reconhecer os esforços de pesquisadores brasileiros em prol de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
  • Agilização do processo de transferência de conhecimento para a geração de produtos e processos;
  • Aumento da potencialidade de geração de empresas de base tecnológica inovadoras no mercado, com conseqüente aumento da riqueza e desenvolvimento sustentável;
  • Fortalecimento contínuo da interação universidade-empresa para atuar de forma inovadora e integrada com a sociedade.

Promotores

UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior, existentes em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp possui atualmente 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no Interior; uma na capital do Estado e uma no litoral paulista, na cidade de São Vicente.

Ensino

Os mais de 3,5 mil professores garantem sólida formação aos alunos. Mais de 7 mil funcionários colaboram decisivamente para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor forma possível. A Unesp oferece 179 opções de cursos de graduação, em 68 profissões de nível superior, que formam anualmente cerca de 5,6 mil novos profissionais.

Na graduação, os mais de 36 mil alunos podem participar de programas especiais de treinamento e realizar atividades extracurriculares. Têm ainda a possibilidade de atuar em empresas juniores, prestando diferentes tipos de serviços, como consultoria, assessoria, elaboração de projetos e pesquisas de opinião.

Na pós-graduação, mais de 10 mil alunos estudam em 118 programas, com 117 mestrados acadêmicos, 6 mestrados profissionais e 93 doutorados acadêmicos. Há ainda 6,5 mil estudantes em cursos lato sensu promovidos pelo Núcleo de Ensino à Distância (Nead).

(Dados disponíveis em http://www.unesp.br/portal#!/apresentacao/perfil/)

Agência Unesp de Inovação – AUIN

Criada em março de 2009, a partir de um núcleo de inovação tecnológica (NIT) já existente, a Agência Unesp de Inovação (AUIN) tem como objetivo básico proteger as criações intelectuais dos pesquisadores e promover a aproximação entre a comunidade acadêmica e a iniciativa privada.

Tendo a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp, Fundunesp, como executora administrativa, a AUIN coordena os processos de registro, a proteção e o licenciamento de inovações tecnológicas, apoia a implantação de parques tecnológicos e incubadoras de empresas e defende políticas institucionais de proteção intelectual e outras formas de transferência de tecnologia. Além disso, acompanha o processamento, a obtenção e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da Universidade e as negociações com o setor produtivo, no estabelecimento de contratos para parcerias, licenciamentos e transferência de tecnologias, além de outras atividades vinculadas ao desenvolvimento tecnológico e estímulo à inovação.

Rene José Rodrigues Fernandes – Diretor da Competição

Rene José Rodrigues Fernandes é graduado e mestre em administração pela FGV-EAESP. Tem experiência principalmente nos seguintes temas: inovação, empreendedorismo e venture capital, políticas públicas em empreendedorismo, estratégia para PMEs e gestão de competições de planos de negócios. Atualmente é Entrepreneur in Residence da Espírito Santo Ventures, gerente de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas – SP (FGVcenn), diretor comercial do Jornal Integração e professor no SENAC e UNESP.

Na Espírito Santo Ventures trabalhou em Lisboa e atualmente atende necessidades relacionadas ao Brasil, no desenvolvimento de fundos segundo a regulamentação CVM e acompanhamento de empresas investidas. No FGVcenn é o diretor da competição internacional de planos de negócios “FGV Latin Moot Corp”, da competição latino-americana de produtos inovadores “Idea to Product Latin America”, foi o coordenador fundador do “Prêmio Empreendedor de Sucesso” e editor da newsletter trimestal “Notas e Notícias”. No Jornal Integração é o editor do “Guia Integração” e responsável pelo departamento comercial. Como professor ministra disciplinas em empreendedorismo, planos de negócios, estratégia e administração financeira. Já trabalhou no Interbanc Consulting e na Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. É ainda sócio de duas empresas, uma na área de nanotecnologia e de uma empresa de eventos.

© Rene Jose Rodrigues Fernandes – ME
Anúncios