Regulamento

Critérios de Entrada

1 . A tecnologia associada à idéia de produto ou serviço deve ser de propriedade da Universidade ou de um ou mais membros da equipe.

2 . Cada equipe deve ter um orientador acadêmico (professor) com experiência na tecnologia relacionada ao produto (embora ele/ela não precise participar da competição).

3 . As equipes podem consistir de qualquer número de indivíduos, mas todos devem ser estudantes regulamente matriculados em programas de graduação ou pós-graduação da Unesp. Os times poderão ser mistos, composto por alunos de graduação e pós-graduação. Certificados de matrícula podem ser exigidos a qualquer tempo, a critério da organização.

4 . É altamente recomendável às equipes que tenham membros com formações acadêmicas complementares (técnicas e negócios), apesar de não ser obrigatório.

5 . As equipes devem cumprir todos os requisitos listados nos prazos.

6 . As equipes não são obrigadas a apresentar um plano de negócio completo.

Critérios de Julgamento

Os melhores candidaturas (equipes) terão um produto único, que se utiliza de uma tecnologia inovadora para suprir uma demanda de mercado clara, ou seja, apresentam dois critérios fundamentais:

1 – seja um produto ou serviço baseado em uma tecnologia inovadora, que responda a uma necessidade clara de mercado;

2 – apresente uma rota clara para o mercado para esse produto ou serviço.

A tecnologia não precisa ser necessariamente nova ou “high-tech”. Um boa inovação pode se utilizar de uma tecnologia já existente ou da modificação de uma tecnologia já existente, mas com uma aplicação criativa que resulte em um novo produto ou serviço.

Quanto à “rota para o mercado”, o que sendo olhado é a capacidade da equipe em identificar uma necessidade de mercado, identificando claramente clientes-alvo. A equipe precisa ainda ter uma visão clara do desenvolvimento necessário para a tecnologia associada ao produto ou serviço proposto chegar a este mercado.

Como esta é uma competição de tecnologia, e não de planos de negócios, não serão considerados projetos que apenas contemplem a expansão de um negócio já existente. Um plano de negócios bem desenvolvido não irá colocar uma equipe posição de vantagem em relação a um time que não tenha um plano de negócios, não sendo exigidos detalhamentos financeiros.

Além disto, a equipe deve ser capaz de assegurar aos juízes que a tecnologia é viável e que a tecnologia pode ser aplicada em um produto ou serviço. Não é, contudo, necessário que a equipe assuma que irá levar a tecnologia ao mercado. Para fins desta competição são aceitos modelos de licenciamento de tecnologia.

Inscrições e Etapas

As inscrições somente poderão ser feitas através do formulário Survey Monkey disponibilizado no site oficial da competição, dentro dos prazos previstos.

A competição terá duas fases de avaliação e julgamento:

Etapa I

Esta fase será caracterizada pela avaliação por uma banca constituída por assessores ad hoc e especialistas nas áreas temas da competição.

Serão classificadas 15 propostas (equipes) nesta etapa (idealmente serão 5 propostas de tecnologia de informação e comunicação, 5 propostas referentes a tecnologias da saúde e bem estar e 5 propostas de voltadas para a área de energia ou produção de máquinas e equipamentos), que se qualificarão automaticamente para a segunda etapa.

Etapa II

Todas as equipes classificadas para a segunda etapa receberão um curso de nivelamento de 16 horas, com data e local a serem definidos. Após o curso de nivelamento, os participantes terão um novo prazo para melhorarem suas propostas e enviarem o plano referente a esta etapa.

Com base neste novo plano e uma apresentação de 10 minutos, seguida de 15 minutos de perguntas e respostas, em local e data a serem definidos, uma banca constituída por especialistas, notadamente investidores e executivos de grandes empresas, irão tomar a decisão sobre o ganhadores.

As decisões da banca, em qualquer uma das fases de avaliação e julgamento, são soberanas e não serão susceptíveis de recursos ou impugnações.

Questionário da Primeira Etapa

1 . Qual é o produto ou serviço?

2 . O que é a tecnologia que está por trás deste produto ou serviço?

3 . Quais são as características únicas desta tecnologia?

4 . O produto ou serviço é inovador? Como?

5 . Como pode ser definido o melhor conjunto inicial de clientes? (Quem irá comprar o produto ou serviço?)

6 . Que necessidade de mercado é que este produto ou serviço soluciona, melhor do que outras opções disponíveis ? (Por que seu cliente irá comprar?)

7 . Descreva como este produto ou serviço cria valor para os seus clientes.

8 . Qual é o mercado para o produto ou serviço e qual é o tamanho deste mercado (forneça alguma indicação sobre o tamanho geral do mercado)?

9 . Existe alguma patente, registro de marca ou outra forma de propriedade intelectual (PI) já em processo? É possível antever que a tecnologia ou o produto ou serviço poderá ser patenteado?

10. Sumário Executivo (opcional).

Premiação e Divulgação de Resultados

A divulgação dos resultados será feita na página da competição e por release na página na Unesp. Serão premiadas três equipes, na forma como segue:

  • Premiação para o terceiro colocado: placa de premiação;
  • Premiação para segundo colocado colocado: placa de premiação e 10 (dez) horas de mentoria e apresentação a investidores brasileiros, realizadas pela organização da competição.
  • Premiação para primeiro colocado colocado: placa de premiação e viagem guiada ao Estados Unidos, para evento de empreendedorismo.

A divulgação dos resultados da competição tem data prevista para Agosto de 2014, sendo que a viagem do primeiro colocado aos EUA deverá acontecer em Novembro de 2014. Não há qualquer responsabilidade da organização sobre a obtenção de vistos e seus prazos.

Direitos de Propriedade Intelectual

As propostas encaminhadas para a participação e que se mostrarem qualificadas para fazerem parte do processo de seleção terão reconhecidos integralmente seus direitos de autoria.

Para as propostas qualificadas à participação na competição e que ficarem classificadas em 1o (vencedora), em 2o e em 3o lugar, será avaliada a viabilidade de proteção do conhecimento ou conteúdo disponibilizado, caso esta proteção ainda não esteja em curso.

Havendo a possibilidade de proteção do conteúdo ou do conhecimento que venha a ser disponibilizado para a participação desta competição, a mesma será realizada segundo os trâmites usuais e empregados pela Agência Unesp de Inovação.

Uso do Nome, Imagem e Voz dos Participantes

Os participantes cedem o direito de uso do seu nome, imagem e som de voz, sem qualquer ônus para a Agência Unesp de Inovação e organizadores, para utilização em toda a mídia impressa ou eletrônica por prazo indeterminado.

Penalidades e Limitações de Responsabilidade

Serão automaticamente excluídos os participantes que tentarem fraudar ou burlar este regulamento ou fornecerem qualquer tipo de informação inverídica, sendo responsabilizados pelo ato no âmbito da esfera civil e criminal.

A Agência Unesp de Inovação e organizadores da presente competição não se responsabilizam por inscrições inconsistentes, atrasadas, incompletas, inválidas, inverídicas ou, de qualquer outra forma em desacordo com este regulamento.

O participante responderá de forma exclusiva pela originalidade do trabalho, ficando a Agência Unesp de Inovação e organizadores isentos de quaisquer responsabilidades no caso eventual de alegação de plágio, cópia ou apropriação indevida, ou qualquer outra forma de violação de direitos de propriedade intelectual de terceiros, no curso ou em razão desta competição.

Sigilo e Confidencialidade das Informações

Todos os dados fornecidos pelos participantes no ato de inscrição ficarão armazenados pelos organizadores que se comprometem a utilizar as referidas informações somente para os fins definidos neste regulamento. Caso as informações fornecidas pelos participantes mostrem-se, a qualquer tempo, inverídicas o participante será automaticamente desclassificado.

Considerações Gerais

A Agência Unesp de Inovação e organizadores poderão cancelar esta competição em razão de caso fortuito ou de força maior, e também por insuficiência de inscrições, a seu critério, sem que isso importe em qualquer direito indenizatório.

Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Agência Unesp de Inovação e organizadores, com subsídio do regulamento da competição internacional de empreendedorismo tecnológico Idea to Product Global Competition, disponível em www.ideatoproduct.org/global.

Dúvidas podem ser encaminhadas para: duvidas@unespinovacao.org .

© Rene Jose Rodrigues Fernandes – ME

Anúncios